Asas do desejo de ser Victoria´s Secret sai caro para Monange

image001

Que em moda também nada se cria, tudo se copia, não é novidade pra ninguém. Mas, às vezes, o descaramento pode sair caro.  Os organizadores do Monange Dream Fashion Tour foram condenados pela 14ª câmara Cível do TJ/RJ ao pagamento de R$ 100 mil de indenização à Victoria’s Secret, por conta da excessiva inspiração em seus desfiles.  A patota da Monange também tem de se abster de utilizar no evento elementos característicos do “Victoria’s Secret Fashion Show”, especialmente os símbolos como as asas de anjo e plumas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. 

A Victoria’s Secret acusou o “Monange Dream Fashion Tour” de concorrência desleal decorrente da utilização indevida e desautorizada de seu símbolo distintivo “asas de anjo”, e alegou violação do Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a “confusão” induziria os consumidores a erro. O Monange Dream Fashion Tour, que é organizado pela Mega Model em parceria com a Rede Globo e com o patrocínio da Monange (leia-se Hypermarcas) , em sua defesa, alegou que os formatos dos eventos e as asas de anjo, penas e plumas não seriam protegíveis. 

Na decisão de 1ª instância, a juíza Maria da Penha Nobre Mauro ressaltou que “As ‘asas de anjo’, inquestionavelmente, fazem parte da identidade visual da VICTORIA’S SECRET e vêm sendo utilizadas pela autora há muitos anos, nos seus desfiles e propagandas (…) O sinal distintivo em questão – “asas de anjo” -, portanto, merece a proteção legal, como forma de impedir a concorrência desleal, só assim evitando-se a possibilidade de confusão passível de acarretar desvio de clientela e locupletamento com o esforço alheio.”   A juíza ainda destacou ainda que “A conduta das rés está subsumida na definição de concorrência parasitária, eis que tudo nos autos indica que elas buscaram inspiração nas realizações da autora, tentando tirar proveito de seus investimentos no plano artístico ou comercial”.

Segundo o advogado da Victoria’s Secret, Marcelo Mazzola, em declaração ao Migalhas, é a primeira vez que se abre um precedente deste, que joga uma luz sobre as questões de concorrência parasitária na área de moda.  Se a moda pega, essa decisão pode dar muito pano para manga e descabelar muita gente que adora uma inspiração nas criações alheias. 

Anúncios

Sobre deborahbresser

Não, aqui ninguém verá o look do dia. Sou da escola em que jornalista não é notícia. Nem o que veste, muito menos a bolsa que carrega ou o sapatinho que usa para bater o pezinho no chão cada vez que é contrariado. De meninas mimadas, o mundo virtual está farto. Sim, há blogs... e blogs. Mas gosto mesmo é do conceito original, de um espaço formatado para a exposição de opiniões sem amarras. Ou de informações que possam ser úteis - ou inúteis, desde que divirtam. Sempre estive nas editorias de futilidades, mas sempre argumentei que se meus colegas de Esportes vão ver jogo de futebol e dizem que estão trabalhando, eu também posso ver desfiles... e estar trabalhando. Simples assim. Já ensaiei algumas vezes usar este espaço profissionalmente, mas acabo sendo engolida pelas circunstâncias. Agora, confesso que estou decidida a tocar esse projeto com mais seriedade. São 25 anos de profissão, já vi, ouvi e vivi coisas suficientes neste mundo das modas para poder dar alguns pitacos. E tomar umas pedradas, sem que fiquem nem arranhões. É isso. Aceito sugestões, dicas, dúvidas... vamos em frente.
Esse post foi publicado em Mercado, Vergolha alheia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Asas do desejo de ser Victoria´s Secret sai caro para Monange

  1. Nome disse:

    atah… o problema entao foram as asas de anjo… to achando q tem dedinho do capeta nessa historia… Axe ha 3 anos atras lancou uma fragrância que o mote principal era usar mega modelos vestidas de anjo e lingerie… pq nao processaram tbm? e olha que axe, globalmente falando, é bem maior que essa ladainha de monange.

    advogado oportunista isso sim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s